domingo, 14 de dezembro de 2008

memorias...

"...A maior parte da nossa memória está fora de nós, numa viração de chuva, num cheiro de quarto fechado ou num cheiro duma primeira labareda, em toda parte onde encontramos de nós mesmos o que a nossa inteligência desdenhara, por não lhe achar utilidade, a última, reserva do passado, a melhor, aquela que, quando todas as nossas lágrimas parecem estancadas, ainda sabe fazer-nos charar. Fora de nós? Em nós, para melhor dizer, mas oculta a nossos próprios olhares, num esquecimento mais ou menos prolongado."
Marcel Proust
Desde criança quis ser professora, sempre em minhas brincadeiras a presença da escola era constante.
Enfim, cresci ouvindo dizer: "é muito bom ser professora", porém existe um problema, o salário.

No transcorrer do curso de normalista, que fiz na Ceilândia, comecei a dar aulas de reforço em casa, eu achava fácil e como gostava de criança, atendia de 1ª à 4ª série. Ah, eu adorava! Me sentia bem e também por cobrir os custos do curso, pois gerava gastos, tais como: confecção de materiais, livros, alimentação, passagens de ônibus, enfim despesas que minha família não conseguiria me ajudar, pois eramos muito pobres.
Estas experiências fizeram-me crescer muito, dar valor as pequenas coisas, ao estudo e a profissão que havia escolhido.
No curso aprendi que o professor não é o Senhor do Saber, ele tem que ir em busca de conhecimento para ajudar seus alunos.

Em 1988 entrei na FEDF, hoje Secretária de Educação do Distrito Federal. Sonho realizado? Não começo de um sonho e de um pesadelo, pois percebi como a teoria estava distante da realidade.
Fui trabalhar em uma escola muito carente, onde os alunos mal tinham o lápis e a maioria não tinha ninguém por eles. Eu era apenas uma professora sonhadora e trinta e cinco crianças famintas de conhecimento e afeição.

Sempre fui uma aluna que gostava muito de ler, mas tinha muita dificuldade com a escrita, por isso tenho uma grande preocupação em fazer com que meus alunos leiam e principalmente fazer com que eles escrevam. Sempre que peço que eles leiam um livro, faço também que eles recontem a história escrevendo.
Vejo meus alunos como pessoas que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolverem pessoalmente e para terem uma imagem positiva e otimista de si mesmos.
Hoje quero mais, sei que ainda tenho muitas falhas, mas também tenho plena convicção que sempre tento fazer o melhor que posso.
O curso Alfabetização e Linguagem está me ajudando a repensar e reformular mais o meu fazer pedagógico.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Atividades práticas


1ª Após apreciação do livro: Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, foi feito uma conversa informal sobre as diferenças, trabalhado a capacidade de entender e de produzir textos narrativos-descritivos e de despertar a consciência lingüística por meio de atividade com estruturas lingüísticas contextualizadas.

Atividade proposta: Dramatização, reconto e ilustração da história (confecção de um livrinho)

2ª Baseado na história em quadrinho da "Justiça Eleitoral" os alunos produziram suas próprias histórias, utilizando elementos constitutivos das narrativas: análise e descrição de personagens, espaço, ponto de vista.

Atividade proposta: História em quadrinhos.

Avaliação do livro didático

O livro didático de Língua Portuguesa de William Roberto Cereja /Tereza Cochar Magalhães, é um livro voltado para a formação de leitores competentes.
Apresenta textos de excelentes qualidade.

Os textos e os temas abordados estão em perfeita sintonia com a faixa etária dos alunos, estimulando-os á leitura expressiva ,á troca de idéias e ao debate orientado .

Nas atividades de leitura, inclui-se o crusamento de textos de diferentes linguagens.
O mesmo apresenta uma leitura sistematizada de imagenstais como; fotografia, pintura ,cartum,história em quadrinhos, anúnciopublicitário.
Ele abrangeuma enorme diversidade textual.Ex;jornal escrito ,jornal falado,jornal mural,poemas,crõnicas,programa de tevê e de rádio, realização de vídeos e júri simulado.

Quanto a grámatica, apresenta uma proposta um poucoinovadora.Osconteúdos são tratados não apenas com uma abordagem morfossitática ;mas também com as contribuições da linguística nos domínios da semântica, da programática e da estilística.

Esse livro é interdisciplinar, onde abrange vários assuntos, e isso leva o aluno a interagir, ser dinâmico e criativo.

É um livro que sugere livros, vídeos,site filmes,etc. Ele é muito bem ilustrado e no final de cada texto( leitura) são seguidos de um pequeno glossário, e incentiva a usá-lo quando for necessário.

O mesmo trás leituras interessantes, de fácil entendimento ,são textos acessível. Ele ensina como fazer história em quadrinho. É um livro contextualizado.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resuminho da aula

Fatores de textualidade

Ao escolher um texto de base para as atividades lingüísticas, é importante que o professor faça uma seleção prévia. E para que o aluno consiga ler, interpretar, analisar, criticar e avaliar é indispensável apresentar textos que mostrem várias formas de comunicação e essas atividades precisam ser significativas para o aluno.
Umas das maiores preocupações dos professores é como ensinar a língua Fatores escrita culta, como fazer uma criança que aprendeu desde pequena uma forma de falar passar a escrever de uma forma totalmente diferente da que ela estava acostumada.
Como criar nesse aluno competência, para que possa ser um usuário versátil de sua língua, para que seja um cidadão pleno?

Como proposta de atividade, podemos citar o gênero carta.



E.C.T Nando Reis, Marisa Monte, CarlinhosBrown

Tava com um cara que carimba postais
Que por descuido abriu uma carta que voltou
Tomou um susto que lhe abriu a boca
Esse recado vem pra mim não pro senhor.
Recebo crack, colante, dinheiro parco embrulhado
Em papel carbono e barbante, até cabelo cortado
Retrato de 3 x 4 pra batizado distante
Mas isso aqui meu senhor, é uma carta de amor
Levo o mundo e não vou lá
Mas esse cara tem a língua solta
A minha carta ele musicou
Tava em casa vitamina pronta
Ouvi no rádio a minha carta sim senhor
Dizendo "eu caso contente, papel passado, presente
Desembrulhado, vestido, eu volto logo me espera
Não brigue nunca comigo, eu quero ver nossos filhos
O professor me ensinou fazer uma carta de amor
Leve o mundo que eu vou já

Fazer com que o aluno entenda os conceitos teóricos que regem um texto é fazer com que ele perceba a coerência e a coesão e compreendendo esses elementos ele seja capaz de interagir com uma série de fatores de ordem cognitiva, situacional e internacional.

SOU EU ASSIM SEM O SABER...

GRAMÁTICA & ORTOGRAFIA

LETRAMENTO