segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resuminho da aula

Fatores de textualidade

Ao escolher um texto de base para as atividades lingüísticas, é importante que o professor faça uma seleção prévia. E para que o aluno consiga ler, interpretar, analisar, criticar e avaliar é indispensável apresentar textos que mostrem várias formas de comunicação e essas atividades precisam ser significativas para o aluno.
Umas das maiores preocupações dos professores é como ensinar a língua Fatores escrita culta, como fazer uma criança que aprendeu desde pequena uma forma de falar passar a escrever de uma forma totalmente diferente da que ela estava acostumada.
Como criar nesse aluno competência, para que possa ser um usuário versátil de sua língua, para que seja um cidadão pleno?

Como proposta de atividade, podemos citar o gênero carta.



E.C.T Nando Reis, Marisa Monte, CarlinhosBrown

Tava com um cara que carimba postais
Que por descuido abriu uma carta que voltou
Tomou um susto que lhe abriu a boca
Esse recado vem pra mim não pro senhor.
Recebo crack, colante, dinheiro parco embrulhado
Em papel carbono e barbante, até cabelo cortado
Retrato de 3 x 4 pra batizado distante
Mas isso aqui meu senhor, é uma carta de amor
Levo o mundo e não vou lá
Mas esse cara tem a língua solta
A minha carta ele musicou
Tava em casa vitamina pronta
Ouvi no rádio a minha carta sim senhor
Dizendo "eu caso contente, papel passado, presente
Desembrulhado, vestido, eu volto logo me espera
Não brigue nunca comigo, eu quero ver nossos filhos
O professor me ensinou fazer uma carta de amor
Leve o mundo que eu vou já

Fazer com que o aluno entenda os conceitos teóricos que regem um texto é fazer com que ele perceba a coerência e a coesão e compreendendo esses elementos ele seja capaz de interagir com uma série de fatores de ordem cognitiva, situacional e internacional.

Nenhum comentário:

SOU EU ASSIM SEM O SABER...

GRAMÁTICA & ORTOGRAFIA

LETRAMENTO